14 setembro 2015

Nerival retrata a cultura e costumes

A exposição fica aberta a visitação de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, até o dia 2 de outubro. Na Casa da Estação, os artistas têm espaço garantido para expor seus trabalhos

Para os admiradores de obras de arte, o Centro Cultural Casa da Estação de Poá, traz mais uma exposição. Com oito quadros do artista plástico Nerival Rodrigues, a mostra que teve início nesta segunda-feira (14/09), segue até o dia 2 de outubro, com entrada franca. 

A exposição fica aberta para visitação no período das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira e a Casa da Estação é bem localizada na região central do município, na Praça Atílio Santarelli, s/n°. Este equipamento cultural mensalmente conta com mostras, sendo assim, conforme afirmou a Secretaria Municipal de Cultura, os artistas possuem espaço garantido para expor seus trabalhos. 

Nesta exposição, o artista plástico explora os temas folclóricos, urbanos e rurais, e retrata principalmente plantações tipicamente brasileiras. Nerival Rodrigues além de artista plástico também reúne em seu currículo profissional estudos e como pensador migrou ainda para filosofia. 

O secretário de Cultura, Douglas Aspasio, destacou a Casa da Estação como um importante ponto para artistas e para aqueles que contemplam a arte: “O objetivo é valorizar os artistas e incentivá-los a colocarem suas obras em exposição. Além disso, a cidade passa a contar com frequência com este tipo de lazer cultural enriquecedor”.

 

Itaquá recebe a arte de Nerival

06 agosto 2015

O Museu Municipal de Itaquaquecetuba recebe uma mostra do artista plástico, que começa a amanhã e pode ser visitada até o dia 7 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, e aos sábados, das 10 às 17 horas. O espaço cultural está localizado na Praça Padre João Álvares, 49, na área central da cidade.

Com curadoria de Adilson Barbosa, responsável pela direção do centro cultural, a mostra conta com 30 obras, que retratam a produção agrícola e rural da cidade. "Itaquaquecetuba foi um distrito de Mogi das Cruzes e um polo de produção de uvas, por exemplo. A exposição também tem quadros com temas ambientais e que abordam tradições da região", conta Rodrigues, que levará esta exposição, a partir do dia 15 de setembro, para uma temporada em uma escola particular de Mogi.

Título Cidadão Mogiano

17 setembro 2009

Mogi das Cruzes tem sido fonte rica de inspiração ao longo dos últimos 27 anos para o artista plástico pernambucano Nerival Rodrigues. O traçado primitivista e as cores vibrantes estão presentes nas telas que retratam, principalmente, o folclore, as construções e passagens históricas da Cidade. Por conta desta dedicação a Mogi, amanhã ele recebe o título honorífico de "Cidadão Mogiano", na Câmara Municipal, às 20 horas.
Veterano nas artes plásticas e no fomento à cultura da Cidade, Nerival acredita que o título é um reconhecimento às suas ideias. "O artista morre, mas sua obra ficará viva para sempre", avalia, emocionado. E por pensar desta forma, ele mantém em paralelo à sua produção um trabalho voluntário. Desde de 1993, sempre que requisitado, ilustra as paredes de escolas e doa telas a entidades filantrópicas. "O artista deve ter este compromisso de filantropia. Tem um grande papel na sociedade", aponta.
E foi por pensar desta maneira que ele investiu parte da renda acumulada durante anos de carreira na realização da primeira Bienal do Alto Tietê em 2001, na cidade de Suzano. "Nas décadas de 60 e 70 tivemos a Associação Mogiana de Belas Artes (AMBA). Depois disso estagnou, cada artista cuidou do seu. Precisávamos de um movimento forte novamente", observa ele.
Além da preocupação em unir os artistas, Nerival Rodrigues também procura apoiar novos talentos. Enzo Ferrara é um de seus mais novos pupilos. "Temos o mesmo espírito. Já até pintamos uma tela juntos (a obra está em Santo André). Nunca tinha feito isso antes". O mestre ainda destaca outros nomes como Marineis Dias e Zetti.
"Temos que dar espaço a este pessoal. É claro que ninguém substitui ninguém. Wilma Ramos, por exemplo, é uma perda inestimável. Um dos maiores nomes da arte mogiana". Apesar desta dedicação aos novatos, o artista plástico, em raras vezes, foi professor. "Não tinha tempo suficiente. Mas sempre me comuniquei com alunos de artes plásticas", comenta.
Quando o assunto é o mercado das artes, o pintor acredita que existem dois caminhos possíveis: um que é totalmente comercial e outro aliado ao social. O primeiro está associado ao pop arte, a linguagem mais acadêmica e o abstrato. O segundo as obras que trazem um conteúdo de contexto histórico-social. "Optei pelo caminho mais histórico e consegui sobreviver da arte, mas as minhas telas são bem acessíveis", garante ele.
Passado
Quando busca na memória toda a sua trajetória, o artista plástico, natural de Garanhuns, Pernambuco, não esquece dos importantes incentivadores importantes de sua carreira. Para ele a gratidão é um gesto necessário. Entre estas pessoas, Nerival Rodrigues destaca Lígia e Luiz Carlos Madureira, Valdir Melo – secretário administrativo de Jundiapeba, a família Feffer, entre outros.

Exposição Japão

15 setembro 2015

O projeto Papel ao Cubo tem a finalidade de reunir artistas que desenvolvam obras de arte em papel e sobre o papel, e exibir seus trabalhos em exposições que serão realizadas em 3 diferentes continentes: Europa, América e Ásia. O evento apresenta, portanto, a característica de promover um encontro de arte sobre papel, reunindo artistas do contexto ibero-americano e nórdico, apresentando um diálogo consistente entre culturas distintas, através da exposição de obras de arte nas seguintes categorias: fotografia, pintura sobre papel, gravura, desenho, aquarela e objetos

A etapa asiática será realizada do dia 15 ao dia 20 de setembro, no Enokojima arte Center, em Osaka, Japão. E Nerival está tem alguns de seus trabalhos expostos nessa exposição.

Exposição Mercadão

01 novembro 2013

O artista plástico Nerival Rodrigues expõe no Mercado Municipal de Mogi das Cruzes a partir desta sexta (1º). Adepto do estilo naif, ou primitivista, Nerival apresenta telas com cenários rurais, urbanos, além de outros temas. O Mercadão fica na Rua Coronel Souza Franco, 440, no Centro.

Jantando com Nerival

27 outubro 2014

“Oh Quão bom e quão Suave quando os irmãos Vivem em União” já dizia Davi o maior Salmista do Povo de Israel. Tecer a senda da harmonia e da convivência social e cultural é algo que me tem feito bem, o que falar aos agradáveis comensais e amigos que participaram desse Jantar, só tenho a agradecer a cada um de vocês. Marjori Lotufo ganhadora de uma das telas sorteadas na noite do Jantar Cultural.

Eu já havia transmitido minha alegria na deliciosa noite do derradeiro sábado, mas não poderia deixar de registrar mais uma vez esse meu pensamento, que acredito ser a mais pura e verdadeira essência dos sentimentos com relação ao que vivenciamos aqui na Grinberg Fine Food no interior de nossa querida UBC. Cecin ganhador da segunda tela sorteada no Jantar Cultural

Todos sem exceção estão de parabéns, quando adquiriram o convite que tinha como fundamento a valorização cultural, prestigiando nosso querido Nerival Rodrigues compartilharam com o Universo, irradiando pelo cosmo energias positivas carregadas de vibrações de alta intensidade, durante o evento foi possível e perceptivo por parte dos convidados, do momento da recepção ao cafezinho. Parte do convite foi revertido ao artista para financiar as duas telas sorteadas durante o Jantar.

Estavam presentes alguns dos grandes artistas da cidade como Jurema Bicalho e Marco Martins estes vieram compartilhar de suas vibrações com Nerival e seus convidados, lindo Simplesmente magnifico.

Após o sucesso do evento me peguei em um pensamento que hoje julgo verdadeiro “Infelizmente a cultura é na maioria das vezes a secretaria menos valorizada e a que menos valoriza seus artistas”, eu com 26 anos de vida realizei na Cidade de Mogi das Cruzes um evento a altura, não servi coxinhas e bolinhos de queijo com refrigerante aos convidados, realizei junto de Claudia Sant´Anna o Jantar Cultural mais chique que Mogi ja teve, não é jogando confete em mim mesmo mas me sinto honrado em poder compartilhar do “dom” que recebi de Deus o Grande Arquiteto do Universo, pois tive o merecimento de ser uma simples ferramenta para a edificação dessa obra batizada pelo nome de Fraternidade Humana.

Os convidados que aqui estiveram possuem cada um de vocês uma forte e importante contribuição nessa obra, construção que edificamos para nos e nosso espirito.

Nervival na Prefeitura

28 de Dezembro de 2010

“Variações sobre temas” é o nome da exposição que está sendo realizada pelo artista plástico Nerival Rodrigues no saguão de entrada do prédio da Prefeitura de Mogi das Cruzes. O acervo reúne 18 obras de medidas variadas, produzidas ao longo de 2010 pelo pintor pernambucano - radicado na cidade há quase 30 anos. A mostra pode ser visitada até o dia 15 de janeiro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.
Os quadros de Nerival Rodrigues seguem o estilo naif ou primitivista, onde os traços e as cores fortes são sempre muito marcantes. Suas telas retratam cenas ligadas ao folclore, religião, construções e paisagens da cidade. 
“Além de expor, também vou pintar durante a mostra, para que as pessoas possam conhecer e acompanhar o processo de criação”, informa Nerival, que pretende revezar a tarefa com outros compromissos profissionais agendados para os próximos dias.

 

Exposição Mercadão II

15 dezembro 2014

O artista plástico Nerival Rodrigues expõe novamente no Mercado Municipal de Mogi das Cruzes. Nerival além de suas telas, promete levar muitos amigos talentosos para alegrar, cantar, inspirar e animar as pessoas que frequentam o Mercado. Se você ainda não sabe que presente dar neste Natal o artista têm obras para todos os bolsos.

Nervival na UMC

19 março 2013

A partir desta sexta-feira (19/3), a Universidade de Mogi das Cruzes será palco para o repertório artístico de Nerival Rodrigues, em uma exposição das obras do pintor. Serão 15 peças disponíveis à visitação, sendo oito desenhos e seis telas. A exposição é uma iniciativa da ONG Opção Brasil e acontece no hall do Centro Cultural (prédio VI), contando com a presença de Rodrigues no período de 14 às 19 horas.

Nascido em Garanhuns - Pernambuco, o pintor já fez mais de seis mil telas. Dessas, aproximadamente 2.500 estão no exterior, principalmente na Alemanha e no Japão. Entre as características marcantes na obra de Rodrigues, destaca-se a presença constante do cenário nacional, marcado por cores fortes e vivas. Plantações de café, festas na roça e cenas caipiras são seus cenários preferidos. Uma de suas maiores conquistas internacionais foi a autoria do mural "A Liberdade Questionada" (1995), desenvolvido para a Universidade Nacional de Costa Rica.

Em 2010, Rodrigues completa 40 anos de atividades artísticas. Durante a exposição, os presentes poderão contemplar o artista em momentos de criação, ou mesmo tirar dúvidas e trocar idéias. As obras permanecem à mostra até o dia 2 de abril.

Vídeos

TV Mogi News
40 anos de carreira
04 de agosto de 2009

Nerival percorreu um longo caminho que o transformou num dos mais respeitados artistas plásticos.

TV Fato
Jantar no Rotary Club
21 de setembro de 2011

Artista Plástico Nerival Rodrigues em matéria especial para TV FATO.

TV Fato
Nerival Rodruigues lança Mogi na Tela
02 de maio de 2013

Projeto busca resgatar grandes personalidades que brilham na cultura mundial.

Clientes

Nerival Rodrigues já pintou mais de 10.000 telas e se orgulha de ter clientes no mundo todo, que vão de ministros, presidentes, empresários, indústrias, empresas de pequeno médio e grande porte e claro pessoas de bom gosto que apreciam uma obra-prima de qualidade.